Bem Vindos A Bloguera do Bruno!


"É preciso viver, não apenas existir". (Plutarco)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Blues...





Isso mesmo pessoal, uma materia sobre um estilo musical chamado de Blues...
La vai...!


The Blues 

      O Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. 


 Blues é também o nome do estilo de dança informal conhecido por “swing dancing”, estilo sem padrões fixos e principalmente baseado no contacto, sensualidade e improvisação
       
       Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. 


       
Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela. 



     O Blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and Blues,rock and roll e música country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna.       


Resumindo pessoal o Blues é a origem de tudo....

O blues tem sua origem na Africa, onde a tradição é passada de pai pra filho. Nos EUA o Blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia).


Momento de renome.

Um dos momentos mais marcantes do blues foi a apresentação de Muddy Waters em Londres no início dos anos 50. 
Foi um marco, pois dali em diante o blues ganharia renome internacional e influenciaria o surgimento de novas vertentes musicais, especialmente o rock n' roll. 
Logicamente Chuck Berry é indiscutível como iniciador do modelo rock, porém sua origem é absoluta no blues, ainda mais na música de Waters.

O renascimento nos anos 80! E o surgimento de Stevie Ray Vaughan !


Durante os anos 70, o blues, como forma predominante de influência musical, que havia influenciado o surgimento de diversas outras tendências, ia perdendo espaço cada vez mais para os elementos eletrônicos e especialmente da era disco. Até meados dos anos 80 o blues quase inexistia como estilo musical.

As aparições dos músicos clássicos de Chicago eram cada vez mais esporádicas, e a própria nova moda rejeitava a sua tendência não comercial contrastante com a fase "Dancing" dos anos 80.


      Porém foi com o guitarrista texano Stevie Ray Vaughan, que o Blues ganhou novas forças.
 Virtuoso e intenso ao tocar, Vaughan trouxe à tona um estilo até então adormecido, regravando clássicos e criando uma marca própria, unindo elementos típicos do Blues de Chicago de Albert KingB.B. King e Howlin' Wolf, com o virtuosismo de Jimi Hendrix.  

 Medalhões apagados como B.B. KingEric Clapton e outros voltavam a ser referências, e Vaughan foi o responsável por essa nova fase.

Bom pessoal ai vai alguns videos pra todos nos que curtimos um bom e velho Blues.































Bom Vamos encerrando por aqui, se não iria faltar paginas para toda a historia, 
Uma dica pessoal assistam o filme Crossroads - a encruzilhada, la mostra um pouco sobre esse belo ritmo.
Valeu Isso é tudo Pessoal... Até a Proxima....




...........................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário